Não é só o guarda-roupa que costuma sofrer mudanças para a chegada do inverno. Muita gente também adapta seu perfume de acordo com a estação. Para os dias de frios, as fragrâncias quentes, intensas e marcantes são as mais procuradas.
Ainda assim, o especialista em perfumes e consultor Dênis Pagani, da plataforma 1Narziz, destaca que não há regras para escolher a fragrância ideal. “Há dois jeitos de usar perfume. Existem as pessoas que usam de acordo com o humor e escolhem três ou quatro opções para alternar, dependendo da ocasião. E também existe quem gosta de se identificar com apenas uma fragrância. Imagino que quem se identifica, não vá querer trocar, mas quem gosta de variar, talvez sinta a necessidade, dependendo da estação”.
Os perfumes mais densos são procurados por quem deseja uma sensação de conforto e proteção, aponta o especialista. “Talvez, no inverno, surja uma vontade de se sentir aquecido. Então, um perfume mais denso é bem-vindo, já que ele consegue criar uma camada entre você e o mundo”, diz.
“Dito isso, não é uma regra. Geralmente, fazemos essa associação de usar perfumes que refrescam no verão e outros que aquecem no inverno. Mas existem dados de consumo que no Nordeste, uma região quente na maior parte do ano, são vendidos perfumes intensos, fortes, de famílias orientais, florais. Então há um traço cultural do que é entendido como bonito, interessante, que se sobrepõe a todas essas racionalizações”, continua.
Para quem prefere alterar as fragrâncias a cada estação, Dênis dá algumas dicas. “No inverno, gosto de pensar em dois caminhos. Para aquecer, procure apostar nas famílias orientais e amadeiradas. Eles são interessantes, porque têm notas mais densas, as resinas, o almíscar. Até as próprias madeiras, o vetiver, o cedro e o sândalo, especialmente, que é mais quentinho, tem um aspecto cremoso. Elas conseguem deixar o perfume com volume, que pode ser uma opção se a pessoa está em um inverno frio e quer que essa sensação de estar abrigado prevaleça”, comenta.
“Outro caminho é ir na contramão e buscar uma colônia brilhante, florais, cítricas. É legal apostar nesse contraponto em dias cinzas e nublados, que precisam de energia, um aroma mais vibrante. Néroli, notas verdes, petitgrain – que é uma extração das folhas e do botão da bergamota – são opções ligeiras, efervescentes”, finaliza.
A seguir, uma seleção de perfumes que valem o investimento para você se inspirar:
+ Amadeirados
Époque Tropical, Granado
Esse perfume explora o lado envolvente das notas amadeiradas de sândalo e guaiaco e equilibra essa intensidade com o cítrico intenso da mandarina e do caju, apresentando uma fragrância vintage e luxuosa.
Essencial Oud Vanilla, Natura
Amadeirado e intenso, o Essencial Oud Vanilla combina a sofisticação do oud, que é a madeira mais nobre do mundo, com a nuance floral da vanilla bahiana.
Coffee Woman Duo, O Boticário
Em um aroma amadeirado gourmand, que mescla o amargo do café com a suavidade do leite, o Coffee Woman Duo ainda conta com notas de frutas negras e flores delicadas.
+ Chipres
Fantasia Veneta, Bulgari
Presente na coleção Allegra, que evoca a atmosfera italiana, Fantasia Veneta conta com uma composição que destaca o patchouli indonésio. Notas de pêssego vermelho e aroma de baunilha também marcam a fragrância.
Good Girl Blush, Carolina Herrera
Good Girl Blush de Carolina Herrera é um perfume feminino chipre floral. Com dose dupla de baunilha e água de rosas reciclada, é sensual e romântico na medida certa.
Unique, Eudora
Inspirado no Kir Royale, drink da realeza francesa, Eudora Unique traz notas de champagne, gotas de licor de frutas negras e um blend de madeiras.
+ Orientais
Flower L’Absolue, Kenzo
A fragrância abre com açafrão, seguido de um buquê de flor de laranjeira e absoluto de rosa damascena. Nas notas de fundo, a baunilha envolta em almíscares brancos dá um toque sensual e picante ao olfato.
Libre, Yves Saint Laurent
Libre combina a essência de lavanda da França com a sensualidade da flor de laranjeira marroquina, para uma fusão floral complementada por uma nota de almíscar.
+ Florais quentes
L’interdit Rouge, Givenchy
Com uma proposta sensual, o perfume L’Interdit Rouge apresenta um buquê floral e quente, com notas de flor de laranjeira luminosa, jasmim, laranja e gengibre.
J’Adore Infinissime, Dior
J’Adore Infinissime é uma explosão de flores. A rosa centifolia, o jasmim sambac e o ylang-ylang se juntam aos toques amadeirados de sândalo cremoso.
L’Amour-Esse, O.U.i
Floral branco, o perfume conta com flor de laranjeira e ylang-ylang junto com sândalo e musk, que suavizam a sensação olfativa.
Nina Rouge, Nina Ricci
Nina Rouge é uma fragrância floral gourmand que possui notas levemente apimentadas e aveludadas da flor de gengibre e gardênia que formam um creme olfativo. No fim, toques de baunilha bourbon e caramelo crocante deixam a pele perfumada.
+ Gourmand
La Vie Est Belle Intensément, Lancôme
Uma reformulação do clássico La Vie Est Belle, esta versão traz um novo aroma gourmand que combina a flor íris com notas sensuais da baunilha.
The Only One, Dolce & Gabbana
Combinando notas de baunilha, chocolate, caramelo e café, a proposta de The Only One é apresentar uma fragrância reconfortante.
Surreal Paradise, Avon
Para quem gosta de um perfume gourmand frutado, essa é uma boa opção. O principal objetivo de Surreal Paradise é evocar o aroma de uma maçã suculenta e bastante doce.