O segredo para unhas saudáveis está, entre outros fatores, em manter uma alimentação equilibrada, que é fundamental não apenas para a estética das mãos, como também para a saúde em geral, incluindo a pele e o cabelo.
A nutricionista Lara Natacci explica: “precisamos de uma alimentação equilibrada, porque um nutriente necessita do outro para ser absorvido e utilizado de forma apropriada pelo organismo. Então, a orientação é adotar uma dieta harmônica, bem fracionada e que contenha todos os grupos alimentícios essenciais para o aproveitamento dos nutrientes”.
Além dos alimentos, a ingestão diária de água é muito importante para todas as reações metabólicas e permite o transporte dos nutrientes para todo o corpo. Confira nossa lista de alimentos indispensáveis para manter uma boa qualidade das suas unhas.
1.Carne vermelha, leite, trigo e gengibre
O zinco é um mineral que desempenha um papel essencial na hidratação da pele e das unhas e é encontrado em alimentos como carne vermelha, leite, fígado, farelo de trigo e gengibre. Lara Natacci explica que a carne vermelha não fornece apenas zinco, como também é rica em proteínas fundamentais para o crescimento e reparo das unhas. Além disso, o leite também oferece cálcio, que contribui para a estrutura das unhas.
Para os que não consomem produtos de origem animal, a doutora esclarece: “quando não temos todas as fontes de nutrientes necessárias na nossa alimentação, é possível fazer a suplementação alimentar, que também garante um ótimo resultado”.
2. Aveia, cevada e grãos integrais
O silício auxilia na produção de colágeno, também responsável pelo fortalecimento das unhas, pele e cabelo. Fontes ricas do mineral incluem aveia, cevada e outros grãos integrais, que podem ser facilmente incorporados em refeições ao longo do dia, como em smoothies, iogurtes, mingaus ou em outras receitas fitness.
3.Sardinha, damasco, castanha-do-Pará e nozes
Os minerais coenzima Q10 e selênio oferecem uma ação antioxidante, e o segundo ainda apresenta propriedades antimicóticas. A sardinha, rica em coenzima Q10, é uma opção para se incluir na dieta. Além disso, o damasco, as sementes oleaginosas, a castanha-do-Pará e as nozes são fontes de selênio excelentes.
“Os antioxidantes são importantes já que evitam o envelhecimento precoce de todas as células do nosso organismo, inclusive das unhas. Basicamente são encontrados nos alimentos de origem vegetal, tendo em vista que a planta produz substâncias antioxidantes para se defender das agressões do meio ambiente. Esses tipos de alimentos são necessários para o corpo, pois neutralizam os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce das células corporais. Por isso que dizem que a alimentação abrange questões que vão muito além da estética”, a nutricionista Lara Natacci informa.
4. Fígado, ostras, leguminosas e sementes
O cobre e o magnésio são minerais que contribuem na construção de fibras essenciais para pele e unhas. Grãos integrais, fígado, ostras e castanhas são opções ricas em cobre que podem ser facilmente incorporadas à sua rotina. Quanto ao magnésio, leguminosas, sementes, nozes e cereais de trigo são fontes recomendadas, que também contribuem com a hidratação da pele e das unhas.