Gastronomia

Exagerou no chocolate? Veja quais alimentos consumir após a Páscoa

É praticamente impossível resistir à tentação de comer chocolate durante a Páscoa. Contudo, muitas pessoas acabam exagerando no consumo do doce e, consequentemente sofrendo com alguns dos efeitos negativos que esse abuso pode causar no organismo.

“Alimentos ricos em gordura e açúcar, como é o caso do chocolate, favorecem o acúmulo de líquidos e a sensação de inchaço. Não só isso, outro sintoma recorrente é o cansaço, que se dá principalmente após a ingestão de grandes quantidades que carboidratos, podendo causar até sonolência durante o dia”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
Sem esquecer, é claro, que o excesso desse tipo de alimentos acarreta também no ganho de gordura corporal.

Se você comeu mais ovos de Páscoa do que deveria, é hora de correr atrás do prejuízo. A primeira dica da nutricionista é beber muita água e chás diuréticos, como o chá verde, de gengibre, de hibisco e de cavalinha. Os chás ajudam reduzir os efeitos da retenção de líquidos no corpo, e possuem propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular e melhoram a saúde.

Cumprindo o mesmo papel de auxiliar na eliminação dos líquidos acumulados estão os vegetais. Outras vantagens de incluí-los no cardápio, é que possuem poucas calorias e controlam a fome, uma vez que promovem saciedade por mais tempo. Para o almoço e jantar, aposte em vegetais amarelo-alaranjados ou roxos – como repolho, berinjela e radicchio – em forma de saladas, sopas, assados ou refogados.

O conselho final da nutricionista é ingerir frutas ao longo do dia, em lanches intermediários. Opções como o abacate, além de ser fonte de fibras, também é rico em gordura saudáveis, importantes para equilibrar o consumo de gorduras saturadas, aumentado pela ingestão de chocolate. Frutas vermelhas e uva roxa também estão na lista de aliados no período pós Páscoa.

Mantenha o foco!
Os primeiros dias após o excesso de chocolate são mais difíceis, já que pode ocorrer o desejo de continuar ingerindo grandes quantidades de alimentos calóricos, e até mesmo ter a impressão de que a fome aumentou. Entretanto, voltar para a rotina é fundamental para o corpo se reajustar.

“Tente manter os horários, quantidades e tipos de alimentos habituais. Beba muita água, e evite beliscar fora de hora. A prática de atividades físicas também é essencial durante esse processo”, finaliza Renata.

Confira agora três receitas propostas pela nutricionista.

VITAMINA CREMOSA DE ABACATE
200 ml de leite semidesnatado
1/3 de abacate médio congelado
1 pitada de canela em pó
1 colher de sopa de mel
• Bata tudo no liquidificador e beba em seguida

ARCO ÍRIS DE LEGUMES
1 cenoura cortada em palito
1/2 maço de brócolis cortado em ramos
1/2 repolho roxo pequeno fatiado
1 cebola média fatiada
5 dentes de alho cortados ao meio
Azeite e sal a gosto
• Coloque os vegetais já cortados em uma forma, lado a lado, formando um arco iris
• Tempere com o azeite, sal, alho e a cebola
• Leve ao forno por cerca de 40 minutos e sirva em seguida

SALADA CRUA COM MOLHO DE IOGURTE E PEPINO
Para a salada
2 folhas de alface
1 folha repolho roxo
1 cenoura ralada
¼ de cebola
½ tomate
Sal a gosto

Para o molho
1 pote de iogurte natural
½ pepino japonês
2 colheres de sopa de folhas de hortelã

• Lave os ingredientes da salada, corte as folhas em tiras, o tomate e a cebola em rodelas, coloque em um recipiente e acrescente sal a gosto
• Para fazer o molho, retire a casca do pepino e bata junto com o iogurte e o hortelã no liquidificador
• Decore com folhas inteiras de hortelã e sirva gelado para temperar a salada

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo