Você já deve ter percebido que o seu metabolismo só fica mais lento conforme você envelhece. Para não agravar a situação e melhorar a performance desse processo, vale dar uma olhada na lista abaixo e conferir se você é adepto de algum hábito que está desacelerando seu metabolismo sem que você perceba.
1. Pular o café da manhã
Comer um café da manhã nutritivo é sempre uma boa maneira de começar sua manhã. Durante o sono, seu metabolismo diminui e comer acaba sendo o toque de despertar dele, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia. Quando você pula a primeira refeição do dia, a mensagem que seu corpo recebe é que ele precisa conservar as calorias.
2. Comer errado pela manhã
Também não adianta comer qualquer coisa no café da manhã. Se você pedir uma coxinha na padaria ou um pastel na feira da sua rua, vai acabar acordando com o pé esquerdo. Em vez disso, opte por alimentos com proteínas e fibras, como ovos, iogurte e frutas.
3. Ficar sentada por muito tempo
As vezes mal percebemos, mas passamos o dia inteiro sentados. Seja na cadeira do escritório, no carro ou no sofá assistindo uma maratona no Netflix, ficar nessa mesma posição por longos períodos coloca seu corpo no modo de conservação de energia, o que significa que o seu metabolismo pode sofrer. Esse costume pode afetar diretamente a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue, a pressão sanguínea e o processo de quebra de gordura corporal.
4. Não comer proteína suficiente
Componente imprescindível para manter um peso saudável, os ingredientes proteicos promovem diversas atividades boas no nosso corpo, como alimentar nossos músculos e propiciar a sensação de saciedade. Além disso, a molécula desse tipo de alimento requer mais energia para quebrar do que a dos carboidratos ou da gordura, então você acaba queimando mais calorias durante a digestão. Agora, a falta desse tipo de alimento em uma rotina alimentar pode causar problemas na construção da massa muscular.
5. Não dormir direito
Uma noite mal dormida é o suficiente para deixar você se sentindo lento e prejudicar seu processo cognitivo. Estudos mostram também que a qualidade do sono interfere diretamente na performance do metabolismo e no equilíbrio hormonal.
6. Não tomar bastante água
Em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, pesquisadores descobriram que beber 500 mililitros de água (cerca de dois copos) aumenta a taxa metabólica em 30% e que esse pico dura por mais de uma hora. Portanto, beba água ao longo do dia para se manter hidratado e, de brinde, você ganha o benefício adicional de um metabolismo potencializado.
7. Ficar estressada
Deadlines, trânsito e outros problemas ao longo do dia podem deixar uma pessoa estressada. Quando isso acontece, o corpo produz um hormônio chamado cortisol, uma espécie de esteroide que leva ao aumento do nosso apetite, nos faz desejar comfort food, diminui nosso desejo de se exercitar e reduz a qualidade do nosso sono, afetando negativamente o metabolismo.
8. Deixar de fazer treinos HIIT
Exercícios de cardio são ótimos para queimar calorias de forma rápida, mas, depois de correr ou pedalar, o pico de perda de peso da atividade retorna rapidamente ao normal. Porém, quando você faz treinos HIIT (High Intensity Interval Training, termo inglês) ou de resistência, sua queima de calorias permanece elevada enquanto seus músculos se recuperam, ou seja, por um bom tempo depois do treino.