Michele Clapton anda sentindo nostalgia ultimamente. A estilista veterana, que trabalhou em Game of Thrones desde a primeira temporada da série em 2011, está nos estágios iniciais de compilação de um livro sobre suas criações. “É emocionante, mas também muito assustador”, ela diz à Vogue. “Há tantos looks e tentar ser seletiva é muito difícil.”
Nos últimos oito anos, seus trajes para o épico de fantasia da HBO incluíram vestidos longos revestidos com armaduras, joias com inspiração em dragões e tapetes da IKEA que se transformaram em capas para os homens da Patrulha da Noite – um extraordinário trabalho que rendeu a Clapton quatro Emmys e inúmeros fãs que examinam cada detalhe do guarda-roupa de seus personagens, na busca de pistas sobre o destino deles.
Neste ano, quando a série entra em sua temporada final, tanto a empolgação quanto a especulação atingiram o ápice e a pressão consiste em superar tudo o que veio antes. Clapton certamente está à altura do desafio: nos dois primeiros episódios, intitulados “Winterfell” e “Uma Cavaleira dos Sete Reinos”, ela fez uma série de mudanças nos figurinos que destacaram a progressão de cada personagem.
Na cena de abertura de “Winterfell”, Emilia Clarke, interpretando Daenerys Targaryen, usa um espetacular casaco branco com tiras vermelhas por todo o tecido. “É semelhante a um outro que ela usou no episódio “Beyond the Wall”, da sétima temporada, explica Clapton. “Para esse casaco, criamos o material usando tiras de pele sintética e couro e trabalhamos com um desenhista que teve que colocar esse tecido em um espartilho. Foi complicado de construí-lo pois tivemos que fazer três versões que combinavam para as filmagens e Emilia teve que aprender a montar em um dragão enquanto usava o casaco. ”Este novo casaco é feito usando a mesma técnica, porém moderniza a narrativa através das cores usadas. “Recentemente, Daenerys começou a introduzir as cores Targaryen [vermelho e preto] em seu guarda-roupa. Tudo está lá por um motivo e diz o que acontecerá em seguida.”
Sophie Turner, fazendo Sansa Stark, também adotou as marcas estilísticas d dela, adotando as cores escuras e grossas peles de seus pais. “Ela é a personagem que eu mais gostei de vestir durante toda a série”, diz Clapton. “Gosto do jeito que ela se expressa através das cores e bordados. Desde cedo, combinamos que ela faria suas próprias roupas – ela diz isso a Cersei no primeiro episódio da série – e ela sempre transmitiu mensagens através do que usa. Ela aprendeu com as pessoas que foram cruéis com ela e quando ela volta à Winterfell na sexta temporada, ela finalmente está sob controle. Amo a idéia de ela se enlaçar em seu vestido, com cintos que a envolvem e prendem. Ela está se protegendo, fechando-se do mundo exterior.”
Esta temporada é também a primeira em que Turner usa uma armadura de couro. “As pessoas usam armaduras em momentos de perigo e eu queria que o figurino dela refletisse o que acontece ao seu redor”, diz a estilista. “Daenerys está em Winterfell e é óbvio que ela e Sansa não se dão muito bem, então, parcialmente, isso representa a reação de Sansa. Mas eu também queria mostrar que ela é uma guerreira por mérito próprio. Queria que ele evocasse forças. ”Outro símbolo de força tem sido a corrente circular de Sansa, que ela usou em diversas iterações desde a quarta temporada. Para Clapton, isso representa a emancipação de Sansa das correntes da infância em King’s Landing – um amuleto pesado muito diferente dos delicados colares de libélula que ela usava nos primeiros episódios. “Há algo de muito poderoso nessa joia”, diz ela. “A rodela original é uma pedra negra que fiz na Nova Zelândia e adoro o fato de que ela vem da terra e tem uma sensação bastante substancial.”
As joias sob medida sempre foram um componente crucial do trabalho da designer, da cadeia de dragões de Daenerys, feita em colaboração com a marca londrina Yunus & Eliza, aos braceletes de ferro e anéis criados pela escultora Gloria Carlos. A joia favorita de Clapton é a coroa de Cersei Lannister do episódio final da sexta temporada, “Os Ventos do Inverno”, que a personagem continua a usar nesta temporada. “A coroa mostra a cabeça de leão de Lannister, porém um pouco reduzida”, diz ela. Esse episódio também marcou uma mudança na personagem de Cersei. “Agora que ela é rainha, ela não precisa mais usar sua sexualidade como forma de poder. Ela se veste de preto porque está de luto pelos filhos, mas o tecido desse figurino de coroação é semelhante ao que seu pai costumava usar. Esse look foi uma homenagem a ele, mas também o desafiou porque ele achava que as mulheres não deveriam ocupar o trono.”
Para fazer os looks mais recentes de Cersei, Clapton obteve referências do figurino que ela criou para o último episódio da temporada passada, “O Dragão e o Lobo”: um casaco de feltro preto com detalhes pontiagudos ao longo da coluna. “Queria usar esse design nesta temporada”, explica ela, apontando para o gibão medieval escamado e as ombreiras douradas de Cersei. “Há algo de distorcido e reptiliano no metal que a faz parecer não confiável. Nesta temporada, há menos padrões e mais decoração com pedras nos vestidos dela, algo feito para mostrar que ela está se protegendo e se sentindo mais ameaçada. Também queria que os vermelhos de Lannister voltassem. Ela ainda está de luto, mas o vermelho anda chegando lentamente à superfície.” Embora os looks de Cersei sejam os mais complexos, algumas das peças que Clapton mais gostou de desenhar para a última temporada pertencem a Arya Stark, interpretada por Maisie Williams. Nos dois primeiros episódios, ela usa um manto cortado com um acolchoado cinza. “Eu amo a assimetria disso”, diz Clapton. “Arya é uma guerreira e precisa lutar a qualquer momento. Quando estava esboçando esse look, isso fez sentido. ”Será que o corte incomum do manto poderia dar uma pista sobre o futuro dela? “O figurino reflete seu pai com o corte acolchoado, as saias e a coloração”, responde. “Mas eu também não queria que Arya usasse os grandes casacos de peles que Jon, Sansa e Bran usam. Não queria que ela se parecesse tanto com um Stark, porque, de fato, ela não é mais uma deles. Sansa, no seu figurino, quase representa Winterfell, mas parece que Arya atravessa isso. Seja esse o caso ou não, ainda não sabemos. ”
Este nível de detalhe é providenciado a todos os trajes na oitava temporada, especialmente para os personagens que vieram para o norte pela primeira vez. O exército de Imaculados de Daenerys, por exemplo, usa conjuntos acolchoados sob suas armaduras enquanto os Dothraki permanecem fiéis à natureza nômade. “Eles sempre pegaram o que precisam e criaram novos tecidos”, diz Clapton. “Então, quando eles lutaram e mataram os Lannister, roubaram suas jaquetas e as incorporaram em suas próprias roupas. Também fazem muita tecelagem, então, ao caçarem no norte, eles pegam peles. Eles são seus próprios fornecedores, enquanto os Imaculados são fornecidos pelos outros.”
Embora ela não consiga dizer mais sobre os figurinos dos últimos quatro episódios, o melhor ainda está por vir – especialmente porque esta será a última vez que Clapton irá montar o design do universo de Game of Thrones. “Algumas de nossas equipes trabalharão na prequela, mas eu não vou”, diz. “É bom chegar ao fim de algo que comecei há quase uma década.” Mais uma razão, então, para encerrar com chave de ouro.