A Nike acertou em cheio com o uniforme da seleção da Nigéria para a Copa do Mundo de 2018: assim que foi divulgado online, o kit com camisa, calças, conjuntos esportivos, moletons e chapéus se tornaram uma verdadeira febre, gerando filas nas lojas e esgotando-se das prateleiras imediatamente após ser lançado.
O uniforme dos Super Eagles – como é conhecido o time nigeriano – conta com belas e ousadas estampas em tons de verde, preto e branco e se destaca entre todos os outros lançados pelos países que participam do torneio. Em entrevista ao site The Fader, o diretor de design da Nike explicou que a marca pode ousar tanto com o uniforme nigeriano pela falta de expectativa do público de como as camisas do país deveriam ser – ao contrário de seleções com tanta tradição e imponência na história do esporte como a Inglaterra, por exemplo:
“Nós sentimos que há uma auto-confiança nesses jovens jogadores, eles estão partindo para cima e nós ficamos atraídos por isso”, contou Pete Hoppins. “Acompanhamos todos eles pelas redes sociais, à distância, e muitos deles estão jogando em times da Europa, com aquela ousadia que se alinha com a Nigéria, Lagos e Londres. Sentimos o potencial de fazer algo diferente”, completou sobre o uniforme, criado a partir da camisa que a seleção usou na Copa do Mundo de 1994.
Com tanta comoção em torno do uniforme da Nigéria, as camisas desta Copa do Mundo ganham destaque especial, com modelos mais clássicos do que o torneio de quatro anos atrás: mais lisos ou com estampas mais clássicas.
Com o fôlego do sportswear e streetwear, muitas têm potencial para se tornarem desejo e aqui Vogue seleciona algumas das mais bonitas do campeonato, como a do segundo uniforme da França, branca com uma padronagem em vermelho e azul bem discreta, quase imperceptível à distância, dando um ar mais sofisticado à peça. Já a do Japão faz referência à tão tradicional costura Sashiko do país (com o pesponto branco na camisa azul). A camisa do Senegal também emplaca entre as mais emblemáticas da temporada, com estampa discreta fazendo referência ao apelido do time – Leões de Teranga. A seleção da Bélgica é uma das que vai usar camisas estampadas, em referência à usada pela seleção de 1984.
A camisa do Brasil, claro, também entra na nossa lista, usando o mesmo tom amarelo do uniforme da seleção na Copa de 1970, enquanto a segunda camisa faz referência ao uniforme da seleção que levou a taça Jules Rimet em 1958.