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De tirar o fôlego: a nova coleção de alta-joalheria da Tiffany & Co.

Após lançar sua primeira coleção de joias como diretor artístico da Tiffany, a Paper Flowers (que já está à venda no Brasil), Reed Krakoff apresenta agora seu Blue Book de estreia – como é batizada a linha de alta-joalheria da grife nova-iorquina. Intitulada The Four Seasons of Tiffany, a coleção ganha festa nesta terça-feira (09.10) na Big Apple e une criatividade, experimentação, habilidade e inovação em cinco subtemas: Winter, Spring, Summer, Autumn e Color Theory.

“O Blue Book funciona como um laboratório para desenvolvimento de conceitos que um dia farão parte de novas coleções. É onde inovações, experimentos e ideias mais criativas têm início,” me contou Krakoff, em junho passado, quando estive nos headquartes da marca para conhecer as peças em primeira mão.

Segundo o designer, o processo de criação começou com uma imersão no passado da Tiffany: rever a ligação da grife com elementos da natureza foi um dos pontos de partida. Assim, o Krakoff e seu time de artesãos deram início à uma releitura das quatro estações.

Detalhe do processo de construção de um dos colares da coleção (Foto: Divulgação)

Se algumas peças começam a partir do conceito, outras são desenvolvidas especialmente para exemplares raros de gemas. “Essa é a diferença entre a criação de uma joia e sapato, bolsa ou roupa, em que você pode produzir seu próprio material”, explica Krakoff. “A pesquisa pela pedra certa é importante. Nós procuramos por diamantes e gemas especiais não apenas pelo aspecto técnico. Temos de nos apaixonar pela pedra, pela personalidade e o que ela vai trazer para a joia, o que ela vai contar,” acrescenta Melvyn Kirtley, chefe gemólogo e vice-presidente de marketing.

Uma das principais joias da coleção é o colar formado por um quebra-cabeça de 237 diamantes (Foto: Divulgação)

No tema Winter, destacam-se as lapidações em formatos de gelos. Esculpidas de forma artesanal, as joias retratam a beleza das irregularidades da natureza em diamantes de muitos quilates. Para apresentar a ilusão do gelo, cada pedra foi recortada de forma irregular, com formatos únicos imitando icebergs à deriva em um mar de platina.

Um quebra-cabeça de 237 diamantes compõe um colar de 91 quilates. “Foram muitas idas e vindas até chegarmos à versão final, muitas tentativas e diferentes técnicas, um processo que levou um ano”, desvenda Reed Krakoff. Na linha destaca-se também o colar de platina com águas-marinhas e diamantes usado pela atriz Gal Gadot na cerimônia do Oscar deste ano.

As clássicas borboletas da Tiffany aparecem na linha Summer do Blue Book 2018 (Foto: Divulgação)

Em Spring, a estação é representada através das formas irregulares e aleatórias da beleza natural do mundo. Diamantes se misturam com safiras, turmalinas e tanzanitas, criando um efeito ombré. As clássicas borboletas da Tiffany não poderiam estar de fora e surgem em Summer com uma roupagem mais moderna. Voando em várias direções e pousadas em diamantes e tanzanitas elas garantem a sensação de movimentação.

A leveza do outono foi retratada em Autumn através de um mix de gemas, cores e lapidações. Videiras fluem umas sobre as outras, entrelaçadas e sobrepondo correntes. Delicadas samambaias criam uma silhueta elegante quando “caem” sobre as costas em um dos colares.

Brincos da linha Outono do Blue Book 2018 (Foto: Divulgação)
O colar eleito por Krakoff como joia que mais o representa (Foto: Divulgação)

Fechando o Blue Book, o tema Color Theory, onde o degradê de cores mescla gemas de tons intensos. Todas as cores apresentadas até aqui surgem em sua forma mais pura, com destaque para o colar de couro com pendente em formato circular que simboliza a herança da Tiffany pela busca por diamantes mais raros do mundo e por pedras de qualidade insuperáveis.

Eleita por Reed a peça que mais o representa, ela tem uma variação de tons de águas-marinhas com diamantes. “Vejo minha personalidade no contraste entre o refinado e o extraordinário dos diamantes, com o couro, material mais casual, fácil de usar. Uma peça para ser usada no dia a dia, que mistura um degradè de baguetes muito especial com o gráfico e orgânico”, finaliza.

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