A cidade de Paris anunciou oficialmente seus planos para se tornar a capital de moda mais sustentável do mundo até 2024. A iniciativa, batizada de Paris Good Fashion, quer incentivar a indústria a adaptar práticas mais eco-friendly e desenhar o ciclo da economia e consumo.
Segundo informações do WWD, a capital inseriu moda em seu plano de se tornar uma cidade mais verde — tudo pensando na preparação para receber as Olimpíadas de 2024. No setor da moda, o processo será feito através de trˆ´s etapas. O primeiro é melhorar a terceirização e a rastreabilidade, trabalhando para tornar os processos de produção mais sustentáveis (incluindo a Semana de Moda de Paris) e criando uma economia circular. A proposta foi anunciada na segunda-feira no Institut Français de la Mode por Frédéric Hocquard (secretária de diversidade cultural e vida noturna da administração da prefeita Anne Hidalgo), Antoinette Guhl (secretária responsável pela economia social e solidariedade) e a ex-jornalista de moda, e a primeira diretora de redação da revista da Jalouse, Isabelle Lefort.
“Quando comecei na moda há 20 anos, ninguém falava sobre sustentabilidade”, disse Lefort. “Mas o mundo mudou: estamos em uma situação de desastre ecológico. Essa é uma grande preocupação para as gerações mais jovens, que estão apelando às marcas de moda para que mudem seus processos. Precisamos criar um diálogo entre esses dois mundos”. Projeto mais que apoiado!