Num período de dez dias, Nicole Kidman surgiu plena na estreia do filme Aquaman, em Los Angeles, a bordo de um Armani Privé cheio de babados; apareceu também no talk show do apresentador Jimmy Kimmel, vestindo um LBD Jason Wu, e na premiação australiana AACTA num longo Valentino todo bordado. Esta é uma época bastante movimentada em Hollywood por si só, ainda mais para uma atriz com três filmes estreando e com indicações a prêmios, como é o caso da australiana que estrela, além do longa da Marvel, os independentes O Peso do Passado e Boy Erased – Uma Verdade Anulada (ambos estreiam no Brasil em janeiro).
Aparecer impecável em tantos tapetes vermelhos, sessões de fotos e eventos não é das tarefas mais fáceis, mas é aí que entram em cena as celebrity stylists. A alemã Julia von Boehm é quem cuida dos looks de Nicole desde 2016. Até então, Julia não tinha experiência alguma como stylist de celebridades, mas já era figura conhecida há anos no meio editorial. Na Vogue Paris, foi braço direito de Carine Roitfeld e juntas realizaram editoriais e memoráveis campanhas para diversas marcas à la Gucci e YSL. “Aprendi com ela a ser bastante precisa e livre no styling”, comenta Julia, que assina o styling do último calendário Pirelli, sobre Carine.
Foi realizando campanhas da Jimmy Choo estreladas por Nicole que as duas se conheceram e Julia recebeu o convite para cuidar dos looks da atriz. Tal convite não poderia ter vindo em melhor hora. Kidman vinha passando por uma espécie de renaissance na carreira, com papeis audaciosos e uma grande quantidade de projetos para acontecer. Com isso, veio também uma renaissance sartorial aos plenos 50 e desde então australiana não fica de fora das “best dressed lists” dos eventos em que participa: pense nos Calvin Klein by Appointment feitos sob medida em 2017: o escarlate que vestiu ao receber o Prêmio Emmy por Big Little Lies e o belíssimo preto e branco, da estreia mundial de O Sacrifício do Cervo Sagrado; ou o reluzente midi Rodarte que usou na exibição de Como Falar com Garotas em Festas, no Festival de Cannes do ano passado, e o Armani Privé azul cobalto, na última edição do Oscar.
Ainda que só tenha Nicole como cliente de celebrity styling, Julia é considerada uma das 5 stylists mais influentes em Hollywood. Conversamos com ela para saber como acontece a magia dos looks que cria para a atriz.
Como você e Nicole se conheceram?
Nós fizemos muitas campanhas juntas e alguns editoriais e simplesmente “clicamos”. Ela me contratou mesmo sem saber se styling de celebridades seria meu forte – eu nunca tinha feito algo assim. Mas ela quis me contratar justamente por isso. Achou que por eu trabalhar no meio editorial, eu teria um input mais de alta moda.
Você sente muita diferença ao trabalhar com uma atriz comparado ao seu trabalho com modelos para uma revista ou campanha?
Claro! É bem diferente. A modelo é como uma tela em branco, enquanto há diversos componentes que você precisa respeitar quando veste uma atriz que está ali, sendo ela mesma. As pessoas são muito mais duras ao julgar o que uma atriz veste num tapete vermelho também.
E como você consegue equilibrar a personalidade da Nicole com informação de moda quando cria um look pra ela?
É mais fácil e natural do que parece. Quando surge um look na passarela, eu instintivamente já penso: “isto é para a Nicole!”. Acompanho os desfiles em Nova York, Milão, Paris e vou escolhendo os meus looks favoritos de cada coleção. Acho que escolho para ela as roupas que eu gostaria de vestir se eu fosse uma estrela de cinema. É fácil assim!
Há algum look que você montou para ela que considera, particularmente, memorável?
Cada peça que eu seleciono é como se fosse o look mais importante – todos os looks que ela veste devem ser impecáveis e deslumbrantes. Esta é a regra principal! Então, acho difícil responder isso. Alguns looks fazem mais sucesso que outros, é verdade, mas penso que todo look merece 100% da minha atenção independente da importância evento.
Como se dá esse processo? Com quanto tempo de antecedência você escolhe uma roupa para um evento?
Assim que eu vejo as roupas na passarela, já as reservo com os relações públicas das marcas. A Nicole é alta e magra, ela cabe em peças de passarela, então, reservo antes mesmo de saber para que vamos usar. Daí em diante vou atribuindo as roupas conforme são marcados os eventos. Só depois disso entram os acessórios: primeiro, os sapatos e bolsas e, então, as joias. Geralmente, defino o look umas quatro semanas antes do evento, mas às vezes tudo muda um dia antes do evento, então, você precisa estar sempre preparado. Costumo ter dois looks prontos para cada evento, um é usado e o que não é usado já entra na fila para o evento seguinte.
Qual é seu maior pesadelo quando está vestindo alguém para um evento?
O zíper quebrar!
O que você almeja para o estilo da Nicole?
Eu busco algo arrojado, mas que tenha a ver com ela. Ela ama moda e entende de moda e é naturalmente elegante. Então, eu diria que é um estilo sexy, elegante, cool e, de alguma maneira, romântico.
Quais as diretrizes que você daria para alguém ter êxito no red carpet?
Estar feliz consigo mesmo e se sentir confortável na roupa que for usar é essencial – dá claramente para perceber quando alguém não está se sentindo bem com uma roupa. Usar pouca maquiagem se tiver mais de 35 anos, usar sapatos com os quais você consiga andar… Não ficar sem comer!
Quais outras atrizes que você gosta de ver no tapete vermelho?
Eu sempre amei o estilo da Julianne Moore e da Cate Blanchett. A Elle Fanning tem se começado a se mostrar bastante interessante também, assim como a Lily-Rose Depp.