“Florais? Para a primavera?” Pois é! A gente bem que tenta fugir, mas não adianta, a primavera é sempre a época das flores, principalmente na moda.
E lá no Hemisfério Norte, durante a primavera de 2023 – que acontece entre maio e junho -, não se falava em outra coisa além das rosettes – detalhes e aplicações em formato de flores.
A tendência foi vista nas redes sociais e nas passarelas de grifes como Prada, Giorgio Armani, Acne Studios, Anna October, Isabel Marant, Prabal Gurung, Monique Lhuillier e vários outros.
Já no tapete vermelho, Scarlett Johansson, Lizzo, Hailey Bieber, Rihanna e Zendaya apareceram em megaeventos usando detalhes em rosette. A tendência, foi, inclusive, uma das mais usadas no MET Gala deste ano.
Aliás, a rosette cai superbem até em biquínis, como esses de Giovanna Lancellotti e da influenciadora Débora Rosa.
Mindy Kaling também usou o detalhe no busto. Já Sophia Richie apostou em um look mais fluido, com o detalhe no ombro e nas laterais da blusa.
“É uma tendência que pode ser aderida dos pés à cabeça“, comenta a consultora de imagem Maria Victoria Cristobo.
Aproveite que o barbiecore está em alta e junte duas tendências em uma, usando tons de pink com a rosette. Sidney Sweeney, Dua Lipa, Mindy Kaling e Maisa já aderiram.
“Basta ter a presença de rosas ou formato de flor nas produções. Desde um adorno de cabelo, passando por uma choker no pescoço até uma flor na lateral do sapato.”
Você pode usar a tendência rosette no dia a dia, como um acessório ou em eventos mais formais, como casamentos e formaturas. E até no jeans com jeans, como usou a influenciadora Hannah Stocking.
E a moda já é tão forte por aqui que Marina Ruy Barbosa e Maisa Silva repetiram o look:
Ambas usaram um modelo prateado com rosettes da grife Giuseppe Di Morabito, em seus aniversários, respectivamente.
Para usar no dia a dia, use a criatividade e vá encaixando as flores dentro do seu contexto visual:
“Como também estamos no auge da era dos adornos de cabelo, vale usar um grampo com flor na lateral do coque, por exemplo.”
A rosette adiciona um toque romântico e sexy ao mesmo tempo, principalmente se usado nas cores rosa e vermelha, como usaram a estilista Indya Brown e a cantora Giulia Be.
A influência dos anos 2000 continua em alta, com as gargantilhas florais virando protagonistas, explica a especialista:
“Por aqui, já vemos releituras comerciais e criativas que remetem a diversos estilos. Desde a pegada vintage até a mais dramática, com uso de dimensões enormes das flores.”
Deborah Secco, Brunna Gonçalves e as influenciadoras Marina Morena e Nina Sandbech já usaram. E você, vai aderir?