Quando as temperaturas começam a cair, nós já corremos para adaptar os nossos looks para enfrentar as temperaturas baixas que se aproximam. E a rotina de cuidado com o cabelo não pode ficar de fora. São muitas dúvidas que acabam nos confundindo e fazendo a diferença para os nossos fios.
Três especialistas conversaram com a Marie Claire e deram dicas de como cuidar do cabelo no inverno e quais cuidados especiais devemos tomar para manter os fios saudáveis nessa estação.
Uma das principais dúvidas é se podemos ou não lavar o cabelo na água quente. Para o cabeleireiro Rudi Werner, do Werner Coiffeur, o ideal é água morna. “Tendendo para a fria. A água quente não é indicada, pois estimula a oleosidade do couro, já que o calor abre os poros”.
O doutor Valcinir Bedin, parceiro da Salon Line, especialista em dermatologia e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, explicou que a água quente tira a proteção dos fios. Esta proteção é dada pelo manto hidropirídico formado pelo suor e pelo sebo, que é retirado pela água quente. Isso faz com que os fios fiquem mais frágeis e podem quebrar mais facilmente”, afirma.
O consultor expert Match de O Boticário, Ricardo dos Anjos, deu uma ótima dica para manter o brilho dos fios no inverno. “Ajuda muito a manter os fios saudáveis nessa época do ano, é dar um jato de água fria nos cabelos depois do banho para fechar as cutículas e dar brilho. Vale a pena fazer um esforço para mudar esses hábitos até mesmo durante o inverno”, explica Ricardo.
Lavar o cabelo todo o dia durante o inverno também não é saudável para os fios. Os três especialistas concordam que a lavagem do cabelo deve ser feita em dias alternados, para manter os fios mais fortes.
Para manter uma rotina saudável do cabelo, use um produto protetor dos fios. “Os fios ficam mais fáceis de pentear e menos agredidos pela temperatura e pela baixa umidade do ar”, diz Dr. Bedin.
Os cabelos ficam naturalmente mais hidratados no inverno e exagerar na hidratação poderá deixá-los pesados, explica Ricardo dos Anjos. Máscara capilar hidratante duas vezes na semana e um bom leave-in é a dica do cabelereiro Werner.
Cabelo molhado e frio não combinam, mas será que o secador de cabelo é nosso aliado ou inimigo? Para os nossos especialistas, o secador é um aliado, mas devemos usar de forma correta.
“Usar o secador e a chapinha diariamente acelera ainda mais o ressecamento da fibra, então programe-se para não usar em toda a lavagem”, explica Werner.
A dica do Dr. Betin é usar o secador a uma distância de 20 centímetros do couro cabeludo e com a temperatura não muito alta para não criar bolhas de ar dentro dos fios, o que faz com que eles fiquem mais frágeis.
Para minimizar os danos do uso do secador no inverno é fundamental usar um protetor térmico antes de secar o cabelo, diz Ricardo dos Anjos.